domingo, 25 de abril de 2021

Provérbio Árabe

 


quinta-feira, 1 de abril de 2021

A força da esperança

 


Discursando na cerimônia de formatura da Universidade do Texas em 2014, o Almirante da Marinha, William H. McRaven, falou sobre as lições cruciais que aprendeu durante o treinamento básico para ingressar na unidade SEALS da marinha. Uma lição particularmente poderosa aconteceu quando ele e mais um aspirante à SEAL enfrentaram 15 horas de luta contra um frio congelante, lama, vento e a pressão dos instrutores para que desistissem.

Esse desafio quase que inimaginável encerrava o que era chamada de “semana no inferno”, depois de seis dias sem dormir, sob constante tormento físico e mental. Esse exercício foi realizado em um terreno pantanoso, onde a lama engole qualquer um que entre ali.

Depois de oito horas nadando na lama gelada, alguns homens, tomados pelo desespero, estavam prontos para desistir. Foi então que inesperadamente um homem corajoso começou a cantar. Aos poucos, um por um, todos se juntaram na canção e os aspirantes sobreviveram àquela noite.

“Se tenho aprendido algo em minhas viagens pelo mundo, é o poder da esperança. O poder de uma pessoa: Washington, Lincoln, Mandela, e até mesmo da jovem paquistanesa Malala. Uma pessoa pode mudar o mundo oferecendo esperança às pessoas.”, ele afirma.

Este discurso é verdadeiramente inspirador e serve para que cada membro da equipe entenda a força que tem, tanto para se motivar, diariamente, para fazer um trabalho de excelência, quanto para motivar seus colegas e as demais pessoas ao seu redor e não desistirem de seus sonhos, metas e objetivos. É como diz o Almirante da Marinha, William H. McRaven, nós temos a possibilidade de mudar o mundo quando ajudando alguém a continuar tendo esperança nos acontecimentos e também em si mesmo.