sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Não coma o marshmallow

Resultado de imagem para motivacao autocontrole

"Há um poder extraordinário nas dores e fraquezas. Elas podem se tornar um impulso ou uma desculpa para o resto da vida." ~ Bianca Toledo
O experimento do marshmallow, realizado nos anos 60 e 70, apurou que apenas 1/3 das crianças eram capazes de esperar 15 minutos olhando para um marshmallow sem comê-lo para ganhar dois marshmallows. Os outros dois terços devoraram a guloseima sem pensar muito.
Anos depois, os pesquisadores entraram em contato com as mesmas crianças, já então jovens adultos, e descobriram que 100% daqueles que não tinham comido imediatamente os seus marshmallows, iam bem nos estudos, eram felizes e socialmente ajustados. Não concluíram o mesmo dos outros 2/3.
O teste ficou famoso e o conceito de "gratificação retardada" passou a ser difundido como atributo importante e capaz de predeterminar vários comportamentos bem-sucedidos, assim como também é retratado na história do livro O Motorista e o Milionário, que ao invés de marshmallows, usa bombons.
O que tem por trás disso tudo? Autocontrole.
Autocontrole para economizar, e comprar depois. Autocontrole para investir, ganhar dinheiro com juros e rendimentos, e então usufruir conscientemente.
Autocontrole para esperar.
Não significa esperar eternamente para gastar as economias de uma vida inteira, mas autocontrole para não decidir com a emoção.
Existe uma regra que diz: "alta emoção", "baixa razão", possíveis escolhas ruins - e "baixa emoção", "alta razão", possíveis escolhas melhores.
Autocontrole para suportar os desafios, as frustrações, e seguir em frente.
Autocontrole para seguir o plano haja o que houver, adaptando se for preciso, mas sempre agindo.
Autocontrole para fazer o que precisa ser feito.
Autocontrole para não desistir, jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário